Semear apresenta O olhar - pinturas de Adilson Santos

A Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear apresenta a exposição O olhar - pinturas de Adilson Santos, a partir do dia 15 de outubro, às 19 horas. Sob a curadoria de Mário Britto e Irene Santino, a mostra é inédita e composta de 40 quadros em óleo sobre tela que demostram a maturidade e a versatilidade que o artista adquiriu ao longo da sua carreira.

A obra de Adilson Santos decora residências de colecionadores de arte em todo o Brasil, povoa ambientes de renomados arquitetos e decoradores na mostra Casa Cor Salvador; presente, também, em leilões de arte de leiloeiros do eixo Rio/São Paulo.

Adilson Santos participa de exposições em galerias e salões, não só em coletivas, mas, também em exposições individuais. Em 2013, editou o livro “O Exercício Livre da Memória – desenhos e pinturas de Adilson Santos”, uma obra em dois volumes patrocinada pela Caixa Econômica Federal, que estará à disposição dos visitantes que desejarem adquiri-la. Faz parte da mostra a projeção de vídeos retrospectivos de exposições do artista no Rio de Janeiro, Vitória da Conquista, Salvador. 

A exposição poderá ser visitada a partir de 16 de outubro, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, com entrada franca e classificação livre.  A foto da obra é de Márcio Fagundes.

 

Mais sobre Adilson Santos

 

Adilson Fagundes Santos nasceu na cidade de Poções, Bahia, em 1943. Inicia seus estudos de pintura como autodidata em 1960 e, a partir de 1962, começa a expor suas obras participando de exposições individuais nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador, em importantes galerias de arte, a exemplo da Galeria Quirino, do Panorama Galeria de Arte e em várias mostras coletivas juntamente com outros nomes das artes plásticas baianas. Em 1969, transfere sua residência para o Rio de Janeiro intensificando sua produção de arte. Suas obras passam a ser expostas em individuais e coletivas em importantes galerias a exemplo da Irlandini, Mini Gallery, Galeria Voltaico, Galeria Marte 21, Galeria Masson, Way galeria de Arte e muitas outras. Expos em São Paulo na Galeria Grossman e na A Galeria; em Brasília participou do 3º Salão de Arte Moderna; em Niterói na Semana Euclidiana e em Recife fez uma individual, na Galeria Picasso. Em Salvador, no ano de 1992, teve suas obras expostas na NR Galeria de Arte; em 2005, participou da coletiva do Projeto Cultural Arte Sofitel da Prova do Artista Galeria de Arte, em Sauípe.

Participou de exposições internacionais como: Hannover Messe'80, no Presdwer Bank, Hannover, Alemanha, em 1980 e Semaine de l'Art Brésilien, no Hall Montréal Trust, Montreal, Canadá, em 1982. Em 2004, retorna à Vitória da Conquista onde fixa residência. Recentemente, em 2009, participou de duas coletivas da galeria Garagem 253, em Vitória da Conquista e, em 2010 foi apresentado à sociedade de Aracaju com uma individual na Galeria Jenner Augusto.

Em 2013 realizou a exposição Adilson Santos, O Tempo e Eu – 47 anos de pintura, na Caixa Cultural Salvador. 

 

Adicionar comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.
Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Código de segurança
Atualizar