Valadares Filho quer discutir situação de ciclovias no país
- Detalhes
- Criado em Sexta, 09 Outubro 2015 17:57
A Comissão de Desenvolvimento Urbano - CDU -, aprovou o requerimento de autoria do deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), de nº 81/2015, que convida os representantes de associações, universidades, grupos de ciclistas, promotores de Justiça, e secretário nacional do Ministério das Cidades para discutir a atual situação das ciclovias e ciclofaixas no Brasil.
O parlamentar acredita que a mobilidade urbana adequada é obtida por meios de políticas de transporte e circulação. “Essas políticas visam a melhoria de acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”.
A mobilidade urbana enfrenta uma grande crise, considerando as questões de transporte público, circulação e trânsito. “Há uma necessidade de incorporação de uma nova visão para a mobilidade urbana nas cidades, torna-se evidente a importância da moderação do tráfego, através do incentivo do modo de transporte não motorizado, e da humanização do trânsito em favor da mobilidade urbana sustentável e de um novo “desenho urbano” tornando os espaços mais humanos”, explica Valadares.
Segundo dados do Ministério das Cidades, nas cidades médias e grandes brasileiras, com raras exceções, o uso do transporte cicloviário está bem abaixo de seu potencial. O uso disseminado em apenas dois segmentos bem distintos da população: a classe de renda média alta (utiliza a bicicleta como equipamento esportivo) e as classes de rendas mais baixas (grandes usuários da bicicleta, utilizam como principal meio de transporte).
“A bicicleta apresenta baixo custo de aquisição e manutenção, realização de viagens porta a porta, eficiência energética e baixa perturbação ambiental, flexibilidade e rapidez para viagens curtas, são características favoráveis para sua utilização”, e questiona ainda as políticas setoriais que trouxeram incentivos fiscais à comercialização de automóveis. “O mesmo não aconteceu em relação a outros meios de transporte, como a bicicleta”.
Em junho passado, o Google lançou a busca por rotas de bicicleta no Maps. Estudos apontam que, três meses depois, a busca por ciclovias no Brasil já se compara à França, país conhecido por priorizar esse meio de transporte. “A mobilidade é tema estratégico para o desenvolvimento do nosso país, já que o deslocamento de pessoas e bens são condições inequívocas para a realização das atividades sociais e econômicas da sociedade”, conclui o deputado.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.
Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.