Valadares Filho critica péssimo desempenho de Aracaju em novo ranking da transparência pública
- Detalhes
- Criado em Terça, 24 Novembro 2015 22:24
Através das suas redes sociais, o deputado federal Valadares Filho (PSB) criticou o péssimo desempenho obtido pela Prefeitura de Aracaju na segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), elaborada pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Divulgado na última sexta, 20, o índice mede o grau de transparência pública em Estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Aracaju ficou em penúltimo lugar, com nota 2,22, à frente apenas de Porto Velho (RO). “Mais uma vez a PMA aparece entre as piores no que se refere à transparência pública. Em maio, um ranking elaborado pela Associação Contas Abertas, que visa estabelecer o Índice de Transparência, destacou a capital sergipana em último lugar entre as 26 capitais brasileiras avaliadas. Dessa vez, a Controladoria-Geral da União (CGU) aponta Aracaju em penúltimo lugar, o que é ruim para a cidade”, frisou o parlamentar.
Na opinião de Valadares Filho, esse novo resultado mostra que administração municipal não evoluiu de maio para cá. “Infelizmente não houve qualquer mudança para aprimorar essa ferramenta social de controle e acompanhamento. É uma posição ruim para Aracaju, uma vez que nos tempos atuais a sociedade está cada vez mais atenta e vigilante com o controle dos gastos públicos”.
“É imprescindível que a Prefeitura de Aracaju facilite esse acesso, tornando o controle social acessível a todos. Qualquer cidadão, e ele não precisa ser um entendedor de gestão financeira, deve encontrar as informações desejadas no portal da PMA, algo que não acontece hoje. O que vemos é que a transparência pública não é uma das prioridades da atual gestão”, completou o deputado.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.
Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.